“E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva”. [Gênesis 32.30]
Como é bom ter a certeza de ser visitado por Deus. Quando Ele visita, não deixa dúvidas. Simplesmente vem e marca a sua vida. Melhor ainda é testificar que Deus esteve face a face com você, relacionou-sedireto com você, tratando questões profundas do seu caráter, quebrando sofismas e mudando verdades absolutas.
Nos últimos dias 30/06 e 01/07, tive a oportunidade de participar, como servo**, de uma edição do EmPacto* na cidade de Mantena, MG. Confesso a vocês que já havia me esquecido de como é valioso você parar tudo o que você faz de praxe para se dedicar inteiramente a Deus e à ação do Seu Espírito.
O encontro é cercado de surpresas, mas, abrindo um pouco do que foi ministrado, uma abordagem específica focou a história de Jacó, em Peniel. Ele lutou com um anjo buscando sua bênção e teve, como resultado daquele encontro, duas mudanças que o seguiram a vida toda: a mudança do seu nome e um deslocamento no nervo da coxa, que o deixou mancando até o dia de sua morte.
Trazendo para o contexto, como foi belo ser tratado face a face por Deus e vê-Lo tratar os outros da mesma maneira. Inclusive, pude ver Deus, por meio de Seu Espírito, tratar de uma única vez três gerações de uma mesma família: avó, filha e neto. Como foi importante, mesmo sendo um ministro, sentir Deus desconstruindo meu caráter, meus conceitos, minha vida, entrar no âmago da minha razão, sondar-me por inteiro (Sl 139.1), cercar-me de amor e de carinho, deixando marcas que me seguirão por todos os dias da minha vida, somente para mostrar que Ele é rei e que o controle é todo d’Ele.
Foi belo, muito belo. Mas por que não continuar sendo belo depois do encontro? Por que temos a mania de nos relacionar com Deus fazendo enormes concessões? Por que não admitimos a soberania integral d’Ele e “não baixamos um pouco a nossa bola”? Por que ficamos esperando encontros e congressos para vermos Deus nos tratar, sendo que podemos tornar a nossa casa um cenário perfeito para que Deus opere as mesmas grandes obras?
O nosso dia a dia é cheio de atividades, as lutas são muitas, os êxitos e fracassos se alternam, mas uma única coisa foi reiterada para mim nestes dois dias: se não dependermos integralmente de Deus, nada faz sentido. Tenha cuidado com seus valores e verdades absolutas; se elas não forem colocadas ao pé da cruz, você pode estar batendo tecla em algo que não tem valor nenhum para Deus e deixando de trabalhar em causas para as quais Deus dá muita importância, por achar que elas são desnecessárias.
* O Empacto é um encontro de dois a três dias que tem como enfoque principal o tratamento espiritual de Deus na vida dos ministrados, em diversas áreas, como relacionamento, problemas da alma, familiares, etc.
** Uma vez que você é ministrado no Empacto, você pode participar de inúmeras outras edições, mas, daí para frente, sempre como ministro, no intuito de servir aos outros ministrados.
Deixe seu comentário!
Postar um comentário